Quinteto coloQuial

“Balaio, meu bem, balaio
Balaio do coração
Balaio rasgou o fundo
Não quero balaio, não…”

Foi assim que a pesquisa do Quinteto coloQuial começou: um olhar sobre a cultura popular, com ritmos, batuques e versos, versos e mais versos, todos muito queridos, muito misturados e livres, sem balaio, sem cesto, sem amarras.

O que era pra ser um grupo de pesquisa de ritmos tradicionais se tornou muito mais do que isso. Passamos por diversas formações (baixo elétrico, flauta, piano, bandolim, bateria, escaleta, violão…) e fomos orientados por diversos monitores e professores que gentilmente nos sugeriram caminhos para trilhar.

Obrigado Rafael Piccolotto de Lima, obrigado Maria Beraldo Bastos, obrigado Mario Campos e obrigado Leandro Barsalini por nos acompanhar na gestação de um trabalho tão significativo para nós.

Por 3 anos no debruçamos sobre a obra de diversos compositores populares como objeto de estudo da disciplina Prática Instrumental, oferecida pela curso de Música Popular do Instituto de Artes da UNICAMP. Audições, transcrições, leituras, arranjos, danças e jogos de improvisação compunham nossa atividade enquanto grupo.

Passamos por Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Sivuca, A Barca, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Aurinha do Coco, Pandeiro do Mestre, Lia de Itamaracá e Grupo Bongar. É engraçado enxergar como esse trajeto foi o contrário do que esperávamos: quanto mais se estudava, mais perto a cultura de raiz se aproximava de nós.

Até que o inesperado aconteceu: em 2011 fomos contemplados pelo prêmio Interações Estéticas – Residência Artística em Pontos de Cultura, da FUNARTE – MinC. Um grupo de cinco estudantes universitários de Campinas – SP viajando para Pernambuco para conviver por dois meses com a rica cultura de Recife e Olinda.

Nesse meio tempo muita coisa foi vivida: conhecemos os bairros históricos, assistimos a ensaios de frevo da Pitombeira, convivemos com o Maracatu Nação Porto Rico, tocamos com o mestre Galo Preto, fomos ao famoso Coco do Pneu, conhecemos o Quilombo do Portão do Gelo, gravamos os toques de Obaluaê e Oxum no terreiro da Nação Xambá, estudamos com os brincantes do Casarão Peleja, concebemos um show junto ao Grupo Bongar, ministramos oficinas de Notação Musical e Gravação com Softwares Livres, tocamos na Livraria Cultura do Recife… Enfim, muita coisa.

De toda essa vivência surgiu o espetáculo Diálogo no Terreno das Tradições, com um repertório misturando as influências do Quinteto coloQuial e do Grupo Bongar: cantos de candomblé, cocos, modas de viola e sambas. Foram duas apresentações, uma em Recife e outra em Olinda, no Teatro da Livraria Cultura e na frente do terreiro do Nação Xambá. Tudo isso pode ser visto no site do grupo.

Passados os dois meses, de volta a Campinas e completamente transformados por uma experiência tão rica, o Quinteto coloQuial decide dar continuidade no seu trabalho solo e concebe o álbum Mergulho, tanto com canções tradicionais, de domínio público, de mestres e cantadores populares, quanto compositores e artistas renomados, como Sérgio Santos e Chico Science.

Com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e financiado pelo ProAC, o álbum Mergulho foi gravado no Estúdio Sala Viva, no Espaço Cachuera! durante o segundo semestre de 2012 e contou com a participação do Grupo Bongar e da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, de Campinas – SP. A mixagem foi feita em casa mesmo, na companhia de André Magalhães, baterista do grupo A Barca. A masterização ficou por conta do Reference Mastering Studio, de Homero Lotito.

Com o lançamento do CD em 2013, concluímos mais um marco para o grupo e continuamos debruçados sobre essa infinidade de culturas, procurando um pouquinho de nós mesmos aqui, ali e em cada chão onde pudermos pisar.

Pedro Abrantes
Baixista do Quinteto coloQuial

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s